Passar para o conteúdo principal
x

Smart Health

“Smart Health” - Saúde Inteligente. Projeto de georreferenciação de indicadores de saúde e bem-estar. Uma ferramenta para a monitorização, consulta de informação, e apoio à decisão referente à saúde e fatores sociais no concelho.

Com o crescimento e desenvolvimento contínuo das populações, as desigualdades na saúde continuam a persistir. Estas desigualdades resultam, em grande parte, da variedade nos determinantes sociais e económicos.

Neste sentido, é considerado cada vez mais fundamental ter um conhecimento detalhado e atualizado sobre esta variedade de determinantes que existe.

No âmbito das cidades inteligentes, que tem vindo a ser amplamente adotado, nasceu o conceito de saúde inteligente (Smart Health), onde as inovações de última geração dão origem a soluções sustentáveis para a saúde pública, individual e comunitária.

O município de Cascais desenvolveu um projeto sobre saúde inteligente, com foco na monitorização de indicadores-chave sobre a saúde e estado social da sua população. Os indicadores são monitorados em três categorias principais: saúde, educação e serviços sociais. Para além disso, os indicadores são georreferenciados ao nível de localização mais detalhado possível, e a atualização ocorre com a maior frequência de acordo com a disponibilidade.

Os objetivos principais deste projeto resumem-se em duas ideias principais. Primeira, oferecer aos cidadãos o acesso aberto a informação , contribuindo para um aumento da transparência , bem como a gestão para sua saúde e bem-estar, enquanto permite, ao mesmo tempo, que possam desempenhar um papel ativo como motor de governação sustentável. Segundo, procuramos melhorar a governação local e a tomada de decisões baseadas em evidências para questões de saúde e sustentabilidade, considerando que, atualmente, os decisores políticos tendem a depender mais de infraestruturas de informação emergentes, nos seus esforços para encontrar soluções saudáveis e sustentáveis.